quarta-feira, 1 de abril de 2015

HISTÓRIA DA PÁSCOA CRISTÃ - ORIGEM DA PÁSCOA

História da Páscoa Cristã - Origem da Páscoa
Todos os anos comemoramos a data da Páscoa, mas será que todos sabemos qual sua história e a sua origem? É bem provável que não. Mas isso pode mudar agora, através deste artigo que contém toda a história da Páscoa e a sua origem.
Desde antigamente, a Páscoa é tida como uma data comemorativa de grande importância no calendário cristão. A data se remete ao período religioso de forte expressão no cristianismo, que são os três dias que marcam a morte e posterior ressurreição de Jesus Cristo.




Do ponto de vista cientifico, segundo os pesquisadores M. Goguel, C. Guignebert, e A. Loisy, existe uma relação entre a morte trágica seguida da ressurreição que é vinculada a Jesus e as histórias de outros deuses como Osíris, Attis e Adônis.
Mas logo se chegou a conclusão que não dava e não era correto comparar a Páscoa Cristã com as Narrativas Greco Romanas. Estudiosos apontam que o cristianismo é firmado na veracidade da história bíblica, diferentemente dos pensamentos religiosos que existiram na Antiguidade.
Interpretações mais vinculadas à própria cultura judaica e à narrativa Bíblica apontam a Páscoa como uma nova resignificação da festividade de libertação dos hebreus do cativeiro egípcio. Nessa visão, a libertação do cativeiro, enquanto um episódio de redenção do povo hebreu, se equipararia à renovação do Cristo que concedeu uma nova esperança aos cristãos. Apesar de a narrativa bíblica afirmar que o episódio da ressurreição foi próximo à festa judaica, a definição do dia da Páscoa causou uma contenda junto aos representantes da Igreja.
Em meados do Séculos IV, durante o Concílio de Niceia,houve uma tentativa de firmar que colocasse fim nas discussões a respeito do dia da Páscoa. Entretanto, só após vários séculos, mais precisamente o século XVI – quando foi adotado o calendário gregoriano – a dificuldade de se firmar a data da Páscoa foi amenizada. A data finalmente ficou definida como sendo no primeiro domingo, após a primeira Lua cheia do Equinócio da Primavera, entre os dias 21 de março e 25 de abril.

Apesar História da Páscoa Cristã ser marcada por contendas entre povos desde a antiguidade, a Páscoa marca um período de renovação espiritual entre os cristãos, onde a morte de Jesus deve ser lembrada como um ato de amor e de paternidade para com toda a civilização. Trás também uma carga de renovação espiritual embasada no apego ao lado religioso Cristão.

Nenhum comentário: